Projeto que libera biografias vai acelerar ações na Justiça
24 de abril de 2014
Walter Pinheiro cotado para relator da CPI da Petrobras
25 de abril de 2014
Exibir tudo

Câmara pode votar mudanças no Supersimples

O plenário da Câmara dos Deputados pode votar na semana que vem projeto de Lei Complementar do deputado Vaz de Lima (PSDB-SP) que muda o Supersimples (Estatuto da Micro e Pequena Empresa). A proposta está na pauta da próxima terça-feira 29, na sessão extraordinária marcada para as 13 horas. Entre outros pontos, o texto substitutivo do deputado Cláudio Puty (PT-PA), aprovado na comissão especial que analisou o projeto, prevê o fim da substituição tributária para as micro e pequenas empresas. 

Por meio desse mecanismo, as Secretarias Estaduais de Fazenda recolhem antecipadamente a alíquota cheia do ICMS nas empresas fornecedoras. O comprador paga o imposto sobre o valor da nota e não precisa pagar depois, ao revender a mercadoria. Ou seja, ao invés de pagar o imposto da mercadoria quando vender, o comprador paga no momento em que adquire o bem. 

No entanto, esse tipo de recolhimento anula os benefícios tributários do Supersimples, pois as micro e pequenas empresas não conseguem obter o crédito para ter ressarcimento do ICMS antecipado, como ocorre com as empresas de grande porte.