O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira, que os R$100 bilhões liberados ao BNDES também irá financiar obras do Programa de Aceleração do Crescimento que estão sendo realizadas por empresas privadas. O ministro vê a medida com “grande impacto e magnitude” e enfatizou: “Eu repito, são R$ 100 bilhões colocados à disposição”, disse.
A operação levará em conta a liberação de títulos ao BNDES e parte do superávit financeiro das contas do governo federal. Mas, segundo Mantega, os valores ainda não foram definidos.
Otimista, o ministro acredita que o pacote irá evitar uma eventual recessão na economia brasileira em 2009 e que o país certamente terá taxas de crescimento positivas.
Mantega ainda defendeu o ponto de vista do governo em relação à chegada da crise no Brasil quando questionado se o governo errou nas às expectativas sobre o impacto da crise. O ministro recomendou que fosse feita um revisão de seus pronunciamentos nos últimos meses quando previu a desaceleração do crescimento até o 1º trimestre de 2009.