A turbulenta relação entre Eduardo e Marina, por Murillo de Aragão
13 de janeiro de 2014
Fim do dinheiro, por Murillo de Aragão
14 de janeiro de 2014
Exibir tudo

Whos that lady?

Nos próximos anos, mais uma mulher terá papel central e decisivo no mundo, em especial para o Brasil. Nela estarão depositadas as esperanças de milhões de norte-americanos e, por tabela, de centenas de milhões de pessoas em outros países. Janet Yellen, a nova presidente do Banco Central dos Estados Unidos, já está no poder. E mandando muito.

A revista Time desta semana traz uma extensa reportagem sobre ela. Entre as várias suposições e opiniões a seu respeito, algumas são bastante interessantes. Janet Yellenterá o controle da maior economia do planeta a partir de uma visão ideológica sui generispara o posto. O que significa isso? Além de ser a primeira mulher a ocupar a posição, é o primeiro presidente do FED que defende abertamente o pensamento keynesiano.

Para Janet Yellen a economia deve ser observada a partir das necessidades das pessoas. Assim, as medidas devem ser adotadas para vitalizar a renda e o emprego, além de assegurar a viabilidade do mercado financeiro. Para ela, emprego, consumo e investimento são itens preferenciais. Tanto que sua primeira meta é reduzir o desemprego.

Não é espetacular que a prioridade número 1 do presidente do Banco Central mais importantedo globo seja reduzir o desemprego? é inédito.