BNDES capta US$ 1 bi, para reforçar financiamento
1 de julho de 2009
Morre o deputado José Aristodemo Pinotti
1 de julho de 2009
Exibir tudo

Viva o Plano Real!

O Plano Real comemora hoje 15 anos com imenso sucesso. Apesar dos tropeços e equívocos, naturais em um plano de tamanha proporção, o sucesso do Plano Real é inconteste. Pelo simples fato de que seus fundamentos vigoram até hoje. Basta lembrar que a inflação estava em alarmantes 2.477,15% anuais. Uma década e meia depois, em dezembro de 2008, a taxa era de 5,9%.

O Plano Real foi elaborado pela equipe econômica do presidente Itamar Franco sob a liderança de FHC. Como bem disse Miriam Leitão agora a pouco, era o sétimo plano econômico visando controlar a inflação e poderia ser uma espécie de "oitavo casamento de Liz Taylor: fadado ao fracasso como os anteriores". No entanto, o Plano foi um sucesso e vale lembrar que muitos colaboraram direta e indiretamente para o sucesso.

Lembro de Marcílio Marques Moreira, que foi ministro da Fazenda da fase final de Collor, por ter trazido uma postura austera e segura no exercício do cargo. Seu exemplo de conduta influenciou Pedro Malan como ministro da Fazenda da era FHC. Vale lembrar que Malan trabalhou como renegociador da dívida externa do Brasil no governo Collor.  Itamar Franco merece todas as homenagens por ter estimulado e concordado com o plano ainda que alguns afirmem que ele não tinha uma clara noção do que os economistas estavam fazendo. Os outros nomes de destaque do plano foram Persio Arida, André Lara Resende, Gustavo Franco, Edmar Bacha e, evidentemente, Malan.

Caso o Brasil fosse uma economia central na época do Plano, a equipe teria ganho o Nobel de economia já que os resultados são incontestes. Vale dizer que nem tudo é sucesso no Plano Real. Em 1998, o Brasil quebrou por conta da crise da Rússia. Dois grandes bancos foram para o saco: o Garantia e o Bozzano. Logo depois houve a desvalorização do Real feita de forma trágica por Chico Lopes. Aí entra em cena um outro herói do Plano Real: Armínio Fraga que foi vital para salvar o plano.

Adiante, um outro herói do plano foi Antonio Palocci, que o protegeu das sandices de alguns de seus companheiros de governo. Hoje o Plano Real é um plano de todos os brasileiros e, sem dúvida, é o pilar central do sucesso da política econômica da era Lula.  é um grande dia para todos nós.