Desde a criação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP), em 2003, os índices de fornecedores nacionais vêem aumentando gradativamente. No início apenas 2 mil empresas participavam, hoje são mais de 5,3mil fornecedores. A descoberta do pré-sal também favoreceu bastante a indústria brasileira.
Em relação aos números, nas áreas de exploração e produção, apenas 18% dos fornecimentos eram providos por empresas brasileiras em 2003, enquanto hoje esse percentual passou para 55%. Na área de abastecimento que tinha cerca de 53% de fornecedores nacionais, hoje tem 90%. Ambas deram um salto na participação de fornecedores nacionais nos últimos anos.
O Projeto Progredir é um dos culpados por esse avanço. Com apenas um ano de vida, o projeto faz parte do plano de negócios 2011 – 2015 que tem como objetivo oferece crédito às empresas de óleo e gás que são fornecedoras da Petrobras. O programa funciona em parceria com os Bancos do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC, Santander, Citibank, Bicbanco e Banrisul. O Progredir já disponibilizou R$2,3 bilhões para empréstimos beneficiando 275 empresas.