A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, se reuniu com líderes de 30 organizações civis, aos quais manifestou sua preocupação com o aumento de violações dos direitos humanos no México.
Segundo a agência Efe, no encontro, realizado a portas fechadas em um hotel da capital mexicana, Pillay se comprometeu a exigir ao Governo mexicano que cumpra as recomendações das instâncias internacionais para garantir o respeito aos direitos humanos.
Desde domingo passado, a alta comissária realiza uma visita oficial ao México para analisar a situação dos direitos humanos. Sua agenda inclui reuniões com organismos civis e instituições oficiais, entre elas um encontro com o presidente Felipe Calderón.
Após a reunião, o representante da Comissão Mexicana de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (CMDPDH), Silvano Cantú, explicou à imprensa que Pillay expressou sua preocupação com o aumento de violações dos direitos humanos, em particular o uso excessivo da prisão preventiva por parte das autoridades.