O ministro da Energia e Petróleo venezuelano, Rafael Ramírez, disse que a Venezuela poderá participar com o Brasil da refinaria Abreu e Lima, localizada em Pernambuco, assegurando que espera que os obstáculos das garantias sejam resolvidos "no curto prazo".
Segundo a agência AFP, o ministro afirmou que o assunto foi discutido no último encontro entre o presidente Hugo Chávez com sua homóloga brasileira Dilma Rousseff. Para ele, não haverá problema na participação da Venezuela na concretização do projeto.
Ramírez informou também que os problemas que a Venezuela teve para garantir sua participação com o financiamento de 40% da refinaria serão resolvidos no curto prazo. Em junho, Chávez disse que a Venezuela pretende concretizar antes de agosto a participação da empresa estatal de petróleo PDVSA nesse projeto.
Apesar de se ter chegado a um acordo segundo o qual a PDVSA participaria dessa refinaria, em 2007 a Petrobras decidiu começar a construí-la sozinha porque a empresa venezuelana não havia feito os pagamentos prometidos.