A aprovação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, subiu para 53,3% em maio, aumentando 1,8% em relação a abril, apontou a pesquisa do Grupo Investigação Social (GIS XXI), dirigida pelo ex-ministro Jesse Chacón.
O estudo indica que 53,3% dos venezuelanos classificam a gestão de Chávez como “boa ou muito boa”. 24,1% a considera regular e 21,5%, “ruim ou muito ruim”.
O ligeiro aumento da popularidade de Hugo Chávez se deve ao aumento salarial que o mandatário decretou no mês passado e ao lançamento da “Grande Missão Moradia Venezuela”, que pretende solucionar o déficit de dois milhões de casas em sete anos.
O lançamento desta nova missão tem gerado expectativas positivas. Segundo a GIS XXI, 74,3% dos entrevistados acreditam que isso contribuirá para solucionar o déficit habitacional, enquanto 22,8% acreditam que o problema não será resolvido.
O presidente segue sendo muito popular entre os setores populares (D e E), onde a aceitação de sua gestão alcança 55,3% (classe D) e 58,8% (classe E). Nos estratos A e B, o índice de aprovação é de 34,6%.