Marco Maia diz que a Câmara analisará propostas sobre MPs
18 de agosto de 2011
URUGUAI: Ministro da Indústria discutirá travas comerciais com Argenti
19 de agosto de 2011
Exibir tudo

VENEZUELA: Chávez anuncia possíveis visitas de Ahmadinejad e Lukashenk

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou na quarta-feira as possíveis visitas ao país, entre setembro e outubro, dos governantes do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e Belarus, Aleksandr Lukashenko, com os quais planeja criar comissões mistas. "A comissão mista será montada aqui em setembro e outubro, com os amigos de Belarus e do Irã", anunciou Chávez em uma conversa por telefone transmitida durante a entrevista coletiva conjunta do ministro das Finanças, Jorge Giordani, e do presidente do Banco Central da Venezuela (BCV), Nelson Merentes.

O presidente venezuelano afirmou que tanto Ahmadinejad quanto Lukashenko, com quem falou nesta quarta-feira, "querem ir" ao país no final de ano. "Todos estavam preocupados com minha saúde e eu expliquei que estou aqui superando o câncer e o superarei e o superaremos", acrescentou.

Em comunicado, a Ministério das Relações Exteriores da Venezuela informou que Chávez conversou nesta quarta-feira com Lukashenko e que, "estimulados pela rápida e franca recuperação" do presidente, ambos os governantes acertaram "agendar" uma visita oficial do chefe de Estado bielo-russo à Venezuela antes do fim do ano.

Nesta terça-feira, o ministério havia declarado que Ahmadinejad reza junto a "milhões de iranianos" no mês do Ramadã pelo colega e "irmão de lutas" venezuelano para que se recupere do câncer, em comunicado que divulgou uma conversa que Chávez manteve com o presidente iraniano.

Segundo o Diário Oficial, ambos os governantes também acertaram que em setembro será realizada em Caracas a 7ª Reunião da Comissão Mista binacional. Além de manter laços com o Irã, a Venezuela também tem uma colaboração estreita com Belarus, e Chávez, que visitou cinco vezes esse país, chegou a denominar a antiga república soviética como "irmã".

EFE