As vendas de Natal ficaram abaixo das expectativas neste ano, segundo o presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun. Com alta de 5,5% ante o vendido no ano passado, o Natal de 2011 ficou a 1 ponto percentual de atingir o crescimento de 6,5% que havia sido estimado pelos donos de lojas de shoppings do país. O crescimento das vendas foi divulgado pela Alshop. Para o cálculo das vendas, foram ouvidas 150 empresas. Juntas, elas têm cerca de 6,4 mil lojas em centros comerciais de todo país. Segundo a pesquisa da Alshop, as vendas de perfumarias e cosméticos cresceram 18% neste Natal. As de óculos e bijuterias, 17% e as de joias e relógios, 13%. Já as vendas de brinquedos cresceram 4% e as de roupas, apenas 2%. O baixo crescimento do setor de vestuário foi, inclusive, citado por Sahyoun como um dos responsáveis pelas vendas abaixo das expectativas. Segundo ele, a alta de quase 20% no preço do algodão encareceu as roupas e reduziu a procura de consumidores. (Agência Brasil)