Primeira sonda do pré-sal vira guerra entre estados
20 de dezembro de 2011
Habitação busca nova fonte de crédito
20 de dezembro de 2011
Exibir tudo

Vendas às vésperas do Natal estão em ritmo lento

O Natal de 2011 não vai ser igual àquele que passou. O desaquecimento da economia brasileira já freia o ânimo dos consumidores na hora de comprar – mesmo a prazo – os presentes de fim de ano. As projeções ainda são positivas: as vendas de Natal nos shoppings devem crescer 6,5%, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Desempenho que não chega nem perto da força de 2010 – que apresentou alta de 13% nas vendas para a data natalina. Esse ritmo menor já vinha aparecendo na economia. O Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos pelo país) ficou estagnado no terceiro trimestre, assim como as vendas no comércio em outubro. – Vai ser um Natal mais moderado, mas será um Natal bom. A desaceleração na economia faz com que as pessoas fiquem com mais receio de gastar. As expectativas das famílias começam a piorar e fazem com que o consumidor opte pela cautela. E a inflação segue elevada, corroendo parte dos ganhos de renda que o trabalhador obteve este ano – comentou Carlos Thadeu de Freitas, economista-chefe da Confederação Nacional de Comércio (CNC). (O Globo)