A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ainda não conseguiu normalizar-se após os anúncios negativos sobre os valores dos papéis do mercado imobiliário dos EUA e sobre os resultados ruins das companhias no 3º trimestre. Para completar, a taxação sobre o capital estrangeiro em 2% através do IOF pelo governo também reforça essa tendência negativa.
A atenção do dia foi voltada aos papéis da Vale, que apresenta resultado após o fechamento do pregão desta terça-feira(27). Embora a expectativa média de analistas seja de que a mineradora apresente resultados melhores, em meio à recuperação dos preços do minério, operadores consideram que essa perspectiva já estava embutida nos preços das ações. Hoje, as ações da mineradora caíram 4,34%.
Assim, a bolsa brasileira terminou o dia em forte queda de 4,75%%, aos 60.162 pontos e com o giro financeiro de R$ 9 bilhões.
Já no mercado de câmbio, a moeda norte americana ganha força diante do mau humor que contagiou os mercados de ações. O dólar fechou está quarta-feira em alta de 0,92% voltando a ser negociado a R$ 1,755.