O ministro da Defesa Nacional do Uruguai, Luis Rosadilla, deixará suas responsabilidades após renunciar a gestão “por razões médicas”, relacionadas com longa doença e o estresse do cargo.
Segundo a agência Efe, a renúncia de Rosadilla, ex-guerrilheiro tupamaro como o presidente José Mujica e estreito colaborador do líder, é o segundo revezamento ministerial anunciado nesta semana no Governo uruguaio, depois que o governante destituísse na segunda-feira a ministra do Desenvolvimento Social, Ana Vignoli.
Pelas fontes, o ainda ministro, de 57 anos e padeiro de profissão, tem diverticulite e precisa de um tratamento muito extenso.
A ideia de Rosadilla é retornar ao cargo no Senado quando terminar o tratamento.
Seu lugar será ocupado pelo vice-ministro da Defesa Nacional, Jorge Menéndez, dentista de profissão.
Menéndez foi vice-ministro entre 2007 e 2008, com o presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), também da Frente Ampla, e retornou ao mesmo em maio último para suprir Gabriel Castellá, morto em abril aos 63 anos devido a uma decisão cardíaca.
A gestão de Rosadilla, iniciada em março de 2010, foi marcada pelas tensões com o estamento militar, apesar de desde o princípio o ministro e Mujica mostraram seu desejo de deixar para trás os tempos da ditadura militar (1973-1985), nos quais estiveram presos.