A Frente Ampla (FA), coalizão de centro-esquerda que governa o Uruguai desde 2005, deu início as celebrações de seu 40º aniversário. Haverá um ato no Parlamento uruguaio, local de fundação da FA em 5 de fevereiro de 1971.
Entre os participantes estavam Lili Lerena de Seregni, viúva do general Líber Seregni, fundador e primeiro líder da coalizão de centro-esquerda, e o médico Hugo Villar, que integrou com Seregni a primeira chapa que disputou a presidência do Uruguai.
Apesar dessas presenças históricas, as lideranças de maior destaque foram o ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), responsável pela primeira vitória da FA numa disputa presidencial, e o atual presidente José Mujica, que reelegeu o projeto político liderado pela FA.
Os atuais e ex-ministros, deputados, prefeitos e outras autoridades nacionais da Frente Ampla também participaram das festividades. A coalizão governista é integrada por grupos socialistas, comunistas, marxistas-leninistas, social-democratas, ex-guerrilheiros tupamaros e grupos independentes.