A popularidade do presidente do Uruguai, José Mujica, caiu para 41%, o índice mais baixo desde que assumiu a presidência, segundo uma pesquisa publicada hoje pela imprensa uruguaia.
De acordo com o jornal uruguaio Ultimas Noticias, a sondagem feita pela empresa Interconsult aponta que a aprovação do chefe de Estado caiu 9% desde março e 34% com relação ao mesmo período de 2010, quando teve início o seu mandato.
Entre os partidários da coalizão governista de esquerda Frente Ampla, mais de um terço se disse descontente com a gestão de Mujica, que recentemente desaprovou a decisão do partido de tentar promover a anulação de uma lei que anistiou os militares da ditadura.
Entre os principais aspectos negativos do atual governo apontados pela população estão a diminuição da segurança pública, os baixos salários e o aumento dos preços.
Mujica foi eleito em novembro de 2009 ao vencer o segundo turno das eleições locais com mais de 53% dos votos, e deu início a seu governo em março de 2010, com um índice de aprovação de 75%.
ANSA