Marina pode embaralhar a corrida
16 de agosto de 2014
Fator Marina passou a mandar no jogo
18 de agosto de 2014
Exibir tudo

Uma semana política repleta de fatos

PALACIO/VELORIO
Este início de semana será chave de uma temporada com uma agenda política muito importante. O Instituto Datafolha divulga na segunda-feira, 18, o resultado da primeira pesquisa de intenção de voto que inclui o nome de Marina Silva como candidata à Presidência da República pelo PSB, no lugar de Eduardo Campo, que morreu no dia 13. Na ansiedade da busca de resposta para a colocação de Marina no ranking dos presidenciáveis, os principais partidos encomendaram monitoramento telefônico. Dois deles indicaram que a ex-senadora poderá aparecer na segunda colocação, à frente de Aécio Neves, e assim representar uma alteração radical no cenário sucessório.
Também nesta segunda, a viúva de Campos, Renata, se reunirá com militantes e líderes do partido, para confirmar o apoio a Marina e fazer um apelo pela preservação do projeto do marido. Hoje, durante o enterro do corpo dele, ela acompanhou os três filhos mais velhos numa significativa manifestação política. Com o punho da mão direita levantada, eles puxaram o coro “Eduardo, guerreiro do povo brasileiro!” Significa que, principalmente Renata e João, o mais velho, de 20 anos, sinalizaram o protagonismo político que pretendem ter e terão na campanha do PSB daqui para a frente.
Amanhã, às 13h30, começa na TV, a propaganda eleitoral gratuita para as eleições a presidente da República. O primeiro programa de todos os partidos será dedicado a homenagens a Eduardo Campos. Portanto, na prática, a campanha eletrônica só irá ao ar na quinta-feira, quando os mais importantes candidatos lançarão suas mensagens em busca de votos. Na quarta-feira, durante reunião da Executiva do PSB, será formalizado o lançamento da candidatura de Marina, com a ratificação de seu nome e divulgação de uma carta compromisso que está sendo redigido pela cúpula da legenda.