Armadilha fiscal
18 de outubro de 2006
Alckmin precisa de evento extraordinário para vencer
18 de outubro de 2006
Exibir tudo

Trecho de análise da Arko Advice sobre a pesquisa Datafolha

Veja trecho de análise da Arko sobre a pesquisa Datafolha:


Foi divulgada na noite de ontem (17/10) nova pesquisa Datafolha sobre sucessão presidencial. A pesquisa, cuja margem de erro é de 2 pontos percentuais, foi realizada nos dias 16 e 17/10 com 7.133 eleitores.


De acordo com os números divulgados pelo instituto, ficam muito pequenas as chances de Geraldo Alckmin reverter a situação. Agora, ele passa a depender muito mais do surgimento de fato novo gravíssimo envolvendo Lula, o PT e/ou o governo. Há pouco tempo para uma reação extraordinária de Alckmin. Restam apenas 11 dias para a eleição (29/10) e 9 de campanha no rádio e na TV, que termina no dia 27/10.


O desempenho surpreendente de Lula nesta pesquisa mostra que está funcionando muito bem o discurso de Lula contra Geraldo Alckmin sobre as privatizações. O presidente conseguiu colocar o candidato do PSDB no córner. Além disso, a promessa de liberação de recursos para alguns estados e o empenho dos ministros na disputa estão sendo eficientes.


A campanha de Alckmin, por outro lado, está atordoada. Não tem uma estratégia de campanha clara. Além disso, seu discurso não convence o eleitor. Seu desempenho fraco nas pesquisas pode comprometer o empenho de lideranças políticas na reta final da eleição.