A campanha eleitoral entra em uma fase decisiva em setembro. Serão as quatro últimas semanas que os candidatos terão para convencer os eleitores de seus projetos para o país e para seus respectivos estados. Apesar de a propaganda eleitoral só terminar no dia 2 de outubro, os candidatos vão para o tudo ou nada nas duas últimas semanas do mês.
O segundo debate entre os presidenciáveis está marcado já para esta segunda-feira. Dessa vez, será realizado por SBT, Folha e Rádio Jovem Pan.
Estão também agendadas várias entrevistas para setembro. Entre os dias 1o e 4, o Jornal da Globo (TV Globo) entrevistará os candidatos a presidente da República com mais de 3% nas intenções de voto.
O jornal O Globo também fará entrevistas com Aécio Neves – PSDB (10/9); Marina Silva – PSB (11/9); e Dilma Rousseff – PT (12/9). O telejornal Bom dia Brasil (TV Globo) fará uma sabatina com os quatro principais candidatos, incluindo o Pastor Everaldo (PSC), entre os dias 22 e 25.
No dia 30, a TV Globo promove seu primeiro debate relativo ao primeiro turno com os candidatos aos governos estaduais.
Até o dia 15 de setembro, o fantasma do “Volta, Lula” pode acompanhar a presidente Dilma Rousseff. Em especial se, até lá, Marina Silva continuar na frente nas simulações de segundo turno. De acordo com a lei eleitoral, esse é o prazo final para a substituição de candidatos a cargos majoritários na hipótese de desistência.
No dia 23 de setembro, está prevista a participação da presidente Dilma na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Dependendo do clima da campanha, Dilma pode não comparecer.