Em reunião realizada nesta terça-feira, 19, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), executivos de bancos de desenvolvimento e agências de fomento que integram o Clube Internacional de Financiamento ao Desenvolvimento (IDFC, na sigla em inglês) aprovaram uma declaração contendo os princípios da entidade para fomentar o desenvolvimento sustentável.
No documento, os membros do grupo, que reúne 19 instituições de todos os continentes, se comprometem a colaborar com seu conhecimento, recursos e instrumentos para facilitar e acelerar o processo de transição para uma economia mais sustentável, social e ecológica.
Entre os compromissos assumidos para auxiliar os agentes econômicos a adotarem novos patamares em suas práticas ambientais estão o apoio a investimentos sustentáveis na área de infraestrutura, o desenvolvimento de novos instrumentos de financiamento que privilegiem a sustentabilidade e a inovação. A íntegra do documento pode ser acessada em português e inglês.
“Os bancos de desenvolvimento são uma ferramenta muito poderosa para o desenvolvimento inclusivo e sustentável”, disse o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Ele também lembrou a importância do “papel estabilizador” de tais instituições em momentos de crise, como o atual.
A iniciativa é relevante pois amarra todos os grandes financiamentos internacionais de infraestritura a boas práticas ambientais. é uma grande avanço que esperamos que seja alcançado.