Após ingressar no Mercosul, a relação Brasil-Venezuela parece estar cada vez mais harmônica. Assim provou com o cometário que fez nesta sexta-feira o presidente venezuelando Hugo Chávez ao ser perguntado sobre a Eleição de 2010 no Brasil. "[Dilma] tem peso, é uma grande mulher e tem a cabeça bem ordenada. (…)Ela será a próxima presidente do Brasil. Podem escrever”, afirmou.
Chávez também levantou a questão de um eventual terceiro mandato aos chefes de estados que tenham aprovação de mais de 50% da população. Começando por Lula, Chávez indagou: "Eu lamento que Lula saia do governo. Por que ele tem de sair? Se um presidente governa bem e tem 80% [de aprovação popular], por que ele tem de sair?".
Após usar o presidente brasileiro como exemplo, o chefe de estado venezuelano também acrescentou que não entende por que a presidente do Chile, Michelle Bachelet, também terá que deixar o cargo no próximo ano se conta com índice de aprovação de 60%. "Só deixo a pergunta no ar."
Chávez e Lula se encotraram hoje para falar sobre relações políticas e econômicas bilaterais, especialmente envolvendo a área de petróleo e gás,