Personagem central das violentas manifestações em Los Angeles vinte anos atrás, Rodney King foi encontrado hoje morto no fundo de sua piscina em casa. Tinha 47 anos e se transformando em um figura muito conhecida nos Estados Unidos.
Em 1991, Rodney foi violentamente tratado pela Polícia de Los Angeles. Toda a cena foi filmada e os policiais julgados. No entanto, a justiça os absolveu. O resultado do julgamento enfureceu a comunidade negra de Los Angeles que deflagrou violentos quebra-quebras por toda a cidade.
Mais de 50 pessoas morreram e centenas de lojas foram destruídas. Os prejuízos foram de mais de 1 bilhão de dólares.
Mas toda a destruição não foi em vão. A Polícia de Los Angeles, considerada uma da melhores do mundo, foi obrigada a mudar e tal fato influenciou o tratamento de suspeitos nas principais polícias do mundo.
Dizem que os incidentes com Rodney King marcaram o fim da velha polícia imperial que tratava negros e latinos como sub-raças nos Estados Unidos.
Rodney recebeu uma indenização de aproximadamente 4 milhões de dólares e escreveu um livro sobre o incidente e como o mesmo refletiu na sociedade.