O presidente da UTC, Ricardo Pessoa, envolvido na Operação Lava-Jato, vai depor no Tribunal Superior Eleitoral em ação movida pelo PSDB contra a presidente Dilma Rousseff (PT), por abuso de poder econômico na eleição de 2014, entre outros supostos crimes eleitorais.
Impedido de prestar depoimentos na condição de testemunha, Pessoa deve permanecer em silêncio. Procederá assim até que seja retirado o sigilo da delação firmada por ele, em maio, com o Ministério Público Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal.
Delação – O empresário, apontado como chefe do “clube das empreiteiras”, detalhou os repasses milionários a campanhas eleitorais, inclusive de Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. Em recente reportagem, a revista Veja publicou o conteúdo da delação premiada de Pessoa.
De acordo com a revista, só no ano passado a UTC repassou R$ 55 milhões a campanhas eleitorais. Usou dinheiro desviado da Petrobras em suas doações às campanhas do ex-presidente Lula, em 2006, e de Dilma, em 2014.
Foto: Internet