Finalmente, a internet está fazendo a diferença na campanha eleitoral. Amanhã, caso Aécio Neves seja eleito presidente, a opinião de internautas irá prevalecer.
Na enquete do UOL sobre o último debate presidencial, com quase 400 mil participantes, Aécio apareceu com mais de 80% dos votos como o que teve o melhor desempenho. Aliás, Aécio foi o melhor disparado em todos os quatro debates para os internautas do UOL.
Na pesquisa do Twitter sobre “quem mandou bem” no último debate, os números favorecei amplamente Aécio que aparece com 91% de menções positivas. Dilma apareceu com menos da metade, apenas 39%.
Talvez seja prematuro considerar que a expressão da internet e das redes sociais irá prevalecer. Mas é fato que as eleições chegam à reta final em uma situação de indefinição e que tais sinais podem indicar uma quebra de paradigmas.
Existe ainda outro vetor de incerteza: os efeitos do debate da Rede Globo. Caso o debate faça alguma diferença bem como a preferência das redes sociais e da internet, Aécio Neves deverá ser eleito presidente. Mesmo contra os prognósticos dos principais institutos de pesquisa que ainda apontam Dilma na frente.