O PT reformulou totalmente sua página oficial, turbinou redes sociais, inscreveu assessores de comunicação em oficinas para aprender a língua dos internautas e contratou uma agência encarregada de administrar a política digital do partido. Os resultados já começaram a aparecer: nos últimos oito meses, o número de seguidores da presidente Dilma no Facebook cresceu 17 vezes, saltando de 37 mil para 665 mil curtidas, informa o jornal Valor. O perfil de Aécio Neves (PSDB) tem 911 mil seguidores e o de Eduardo Campos (PSB) 973 mil. Nesse mesmo período, o perfil do PT no Facebook passou de 50,8 mil para 256 mil curtidas (5 vezes mais), à frente do PSDB (206 mil) e do PSB (64 mil).
O site do PT também foi revitalizado. Da mera publicação de releases e artigos de dirigentes e parlamentares, a página na internet foi transformada em uma “agência de notícias” multimídia por repórteres contratados e enviados a vários lugares em busca de notícias, pautados para relatar obras prioritárias, como a transposição das águas do rio São Francisco.
Os dirigentes do partido fizeram mais. Percorreram 20 capitais ministrando oficinas de redes sociais aos assessores de comunicação dos diretórios estaduais, que agora se comunicam e trocam informações diárias por grupos de whatsapp. Se, por exemplo, uma informação distorcida se dissemina na rede, a agência se apressa em rebatê-la e disseminar o contraponto, impedindo que uma imagem negativa se cristalize.