Crise de falta de notícia
13 de novembro de 2014
Esperando a caneta de Dilma
15 de novembro de 2014
Exibir tudo

PT aumenta pressão sobre Dilma

dilma_pet11
Depois de quase um mês da eleição, começa a cair a ficha do PT. O partido perdeu muito nas eleições para a Câmara Federal e para as Assembleias Legislativas. Na quarta-feira, na reunião da bancada com os ministros Mercadante, Berzoini e Clovis Carvalho, os parlamentares fizeram duas críticas ao governo.
Paulo Pimenta (PT-RS) lembrou que apesar de estar há 12 anos no poder, o PT perdeu quase 20 deputados federais, 40 estaduais e só conseguiu eleger dois senadores. Ele atribuiu o mau resultado à falta de identidade entre as boas realizações do governo e o partido, que leva o ônus dos escândalos, como o da Petrobras, que é obrigado a explicar nas campanhas.
Na hora da formação do Ministério, o PT apresenta a fatura ao governo, pedindo mais pastas, maior participação na formulação de políticas públicas e maior identidade com a marca dos programas sociais. Segundo os deputados, o partido precisa ser recompensado pelo papel importante que teve na reeleição da presidente. Na prática, contudo, o que está nos planos de Dilma é o contrário – a retirada do Ministério da Fazenda da cota do PT, o que certamente agravará o relacionamento entre ambos.