Câmara adia votação sobre cobrança de multa rescisória de 10% do FGTS
21 de agosto de 2012
PT e PSDB voltam a debater privatizações
22 de agosto de 2012
Exibir tudo

PSDB larga como favorito nas disputas pelas capitais

Na próxima terça-feira (31), tem início em todo o país o horário eleitoral gratuito. é quando as campanhas realmente “começam”. A partir de então, o processo eleitoral entra definitivamente na agenda dos cidadãos, que passam a interessar-se pelos temas de seu município, discutindo-os e trocando informações. Essa etapa do processo eleitoral é muito importante para os partidos políticos, pois é nesse momento que o eleitor começa a definir e consolidar seu voto.
 
Com base em pesquisas de intenção de voto e informações, a Arko Advice realizou um levantamento cujo objetivo é observar qual(is) partido(s) inicia(m) a disputa pelo voto do eleitor em melhores condições nas 26 capitais.
 
Mesmo estando na oposição, em uma conjuntura política favorável aos aliados da presidente Dilma Rousseff (PT), o PSDB é o partido que possui chance de vitória no maior número de capitais (sete): Rio Branco, Maceió, Manaus, Vitória, João Pessoa, Teresina e São Paulo. Atrás dos tucanos está o PMDB, que pode sair vitorioso em quatro capitais (Campo Grande, João Pessoa, Rio de Janeiro e Boa Vista).
 
PDT, DEM e PSB têm chance de vitória em três capitais cada. Os pedetistas são os favoritos em Macapá, Natal e Porto Alegre. Os demistas, em Salvador, Fortaleza e Aracaju. Já os socialistas, em Cuiabá, Belo Horizonte e Curitiba.
 
Depois aparecem PT e PV, podendo sair vitoriosos em duas capitais, cada. Os petistas lideram em Goiânia e Recife; os verdes, em Porto Velho e Palmas. PP, PSOL e PSD são favoritos, respectivamente, em São Luís, Belém e Florianópolis. O PRB também está competitivo em São Paulo. De acordo com pesquisa Ibope, Celso Russomanno venceria José Serra em um eventual segundo turno.