O primeiro boletim do TSE com 41,37% dos votos apurados indica que teremos segundo turno nas eleições presidenciais. Curioso é o fato de que a pesquisa de boca de urna do Ibope aponta para um empate entre Lula e todos os outros candidatos. A realidade tem se mostrado outra. O desempenho de Alckmin surpreende ao alcançar 43,36% dos votos e Lula decepciona ao atingir 46, 79%. Considerando o volume de votos apurados é improvável que ocorra uma reversão dramática do quadro.
Alckmin ainda deve ganhar mais votos vindos de São Paulo e Minas Gerais onde a apuração está muita atrasada frente aos demais estados. Menos de 30% dos votos foram apurados e Alckmin tem quase 60% da preferência.
Assim, mantendo-se o quadro nos estados do Sul,
Lula, pelo seu lado, pode se beneficiar dos votos do Nordeste para tentar consolidar a dianteira. Mesmo assim, com três pontos a menos para ganhar em primeiro turno, Lula tem que torcer muito para que o nível de abstenção no Nordeste seja menor que o tradicional. No momento, a abstenção está em 10% do total na região. E, ainda, melhorar o desempenho