José Maurício Jr.
IGP-M fecha março com a maior deflação desde 2003
O índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) encerrou o mês de março com taxa de -0,74%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (30) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa é a menor desde junho de 2003, quando ficou em -1,00%. Em fevereiro, a variação do IGP-M havia ficado positiva em 0,26%. O recuo do indicador foi resultado, principalmente, da deflação de 1,24% verificada entre os preços por atacado no mês, ante taxa de 0,20% em fevereiro.
OIT prevê aumento de 50 milhões de desempregados em 2009
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciou, nesta segunda-feira, em Roma, um documento que prevê um aumento de 50 milhões de desempregados no mundo todo durante este ano. Para a OIT, existe um risco de recessão prolongada no mercado do trabalho por causa da crise e poderá se prolongar durante quatro ou cinco anos depois da recuperação econômica.
Aprovação ao governo Lula cai 10 pontos
A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (30) mostra que a crise financeira internacional começou a afetar a avaliação positiva do presidente Lula. Segundo a pesquisa, o índice passou de 72,5% para 62,4%, o menor desde abril de 2008. Também tem queda significativa a aprovação pessoal de Lula, passou de 84% em janeiro para 76,2% em março.
Dilma passa Aécio em intenção de votos
A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (30) revelou que pela primeira vez a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, apontada como possível candidata à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, superou o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, no levantamento espontâneo realizado em março. Mesmo assim, a petista continua distante do pré-candidato mais citado pela população, o governador de São Paulo, José Serra.
"Acho natural que ela cresça. A ministra tem tido uma exposição nos últimos meses, talvez como nenhum outro candidato, em qualquer tempo no país, tenha tido. Isso certamente é positivo dentro da estratégia do governo", afirmou Aécio.
Congresso terá depoimento de Protógenes e Lacerda na quarta
O depoimento do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz está cada vez mais próximo. Desde que foi reconvocado para depor na CPI dos Grampos, Protógenes vem prometendo fazer revelações sobre a operação, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, em julho de 2008. Acusado de montar uma rede de espionagem ilegal, Protógenes será ouvido pelos deputados membros da CPI, na quarta-feira (1º de abril), a partir das 14h30. No dia seguinte pela manhã, será a vez de Paulo Lacerda, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Informações (Abin), prestar depoimento na mesma comissão parlamentar de inquérito.
Veja as novas medidas para estimular a economia
O governo federal anunciou nesta segunda-feira (30) um pacote de medidas para estimular a economia do país, que atinge setores como o automobilístico, de construção e o tabagista. As principais medidas são:
– a prorrogação por mais três meses da redução da cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a compra de carros novos e a não demissão em massa no setor pelos próximos três meses;
– a redução de Cofins para motos, de 3% para zero, e acordo de não demissão com as empresas;
– a redução de IPI no material de construção, como cimento (de 4% para zero), tintas e vernizes (5% para zero), revestimento não-refratário (5% para zero), massa de vidraceiro (10% para 2%) e chuveiro elétrico (5% para zero), entre outros;
– o aumento da alíquota de IPI e de PIS/Cofins sobre cigarros, o que deve gerar aumento de preço em torno de 30%, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega;
– a redução do imposto de renda para empresas da região da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) que atuarem com projetos de meio ambiente. A medida inclui empresas de papel e celulose e de material descartável, como lapiseiras, canetas, babadores e apontadores, entre outros;
– um fundo garantidor para investidores de bancos de pequeno e médio portes. Com isso, segundo o ministro, haverá um fundo adicional para crédito de até R$ 50 bilhões.
20 mil medicamentos sofrem reajuste de até 5,9% na próxima semana
Vinte mil medicamentos serão reajustados em até 5,9%, e os novos preços devem chegar às farmácias na próxima semana. Entre os que terão aumento, estão os remédios com preços controlados pelo governo. Fitoterápicos, homeopáticos e os que não precisam de receita têm venda livre e não seguem a tabela. A decisão foi tomada pela Câmara de Medicamentos (CMED), mas os laboratórios ainda precisam informar ao órgão os novos preços, que vão ser conferidos. Se estiverem dentro do limite autorizado, a Câmara libera o novo valor.
Brown diz que emergentes são chave para recuperação
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou em um artigo para um jornal inglês, que os grandes países emergentes são "chave" para a recuperação econômica mundial, porque podem criar emprego não só em seus respectivos territórios. Ele lembra que "70% do crescimento econômico mundial veio dos países em desenvolvimento durante a última década". No entanto, esses países "precisam ter acesso ao apoio internacional, como o do Fundo Monetário Internacional (FMI), se vão impulsionar o futuro crescimento", diz Brown. O premiê britânico disse que pressionará na cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) da quinta-feira "a favor de aumentar os recursos" do FMI.