Empresas têm até dia 27 para entregar comprovante do IR
16 de fevereiro de 2009
Bovespa e dólar fecham em alta no Dia do Presidente nos EUA
16 de fevereiro de 2009
Exibir tudo

Principais notícias desta segunda-feira (16/02/2009)

José Maurício Jr.

 

BC coloca em audiência pública novas regras de regulamentação de concessão de crédito

O Banco Central informou, nesta segunda-feira (16), que colocará em audiência pública, até abril, os novos procedimentos para implementar regras de regulamentação de concessão de crédito. Com a abertura da audiência pública, os bancos poderão enviar críticas, ou sugestões, aos projetos do BC.

Lucro do BNDES recua 27% em 2008

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, nesta segunda-feira (16), que o lucro líquido de 2008 foi de R$ 5,3 bilhões. O número representa uma redução de 27,4% na comparação com 2007. Um dos fatores que influenciaram no resultado negativo foi a queda das intermediações financeiras, devido "a redução dos spreads cobrados pelo BNDES em seus financiamentos nos últimos anos".

 

Governo diz que reação econômica é positiva em alguns setores

O governo avaliou, nesta segunda-feira (16), durante a reunião de coordenação política, que alguns setores econômicos já não sofrem tanto com a crise econômica internacional. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que está percebendo uma “reação positiva” em alguns segmentos. Em geral, a avaliação dos principais ministros de Lula é que o governo não deve se animar muito ou esquecer da crise. O presidente continua insistindo para que as empreiteiras aumentem os turnos de trabalho nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Lula aposta em eventual exportação de peixes

Animado com a ideia de desenvolver o setor da pesca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira, que já incentiva a multiplicação de fazendas marítimas pelo Brasil. Segundo ele, o país tem potencial para se transformar em um grande exportador de pescado, especialmente para o primeiro mundo. Lula disse que é possível explorar as águas brasileiras. “Estamos autorizando áreas para que as pessoas criem peixes e financiando para que o pescador artesanal possa criar peixes. Estamos tanto nos rios, quanto nas represas, hidrelétricas brasileiras, como Itaipu, e agora no mar”, afirmou. Lula ainda pretende fazer experiências na Bahia e em outros estados da federação, “para desenvolver a indústria de pesca”. “Queremos não apenas ser autossuficiente como queremos nos transformar em exportador de peixe para o mundo, que tanto precisa de peixe. Em alguns anos vamos nos transformar em um grande produtor de pescado”.

 

Pacote pode ter crédito para infraestrutura de imóveis

Prestes de ser anunciado pelo governo, o pacote de habitação para estimular o setor da construção civil deve incluir medida para baratear o custo dos imóveis, por meio do financiamento das obras de infraestrutura no entorno dos empreendimentos imobiliários. A alternativa em estudo é a criação de uma linha de crédito especial da Caixa Econômica Federal para obras como asfaltamento das ruas, calçamento, estrutura para fornecimento de água e coleta de esgoto que, especialmente nas regiões mais pobres, não existem ou são muito deficientes e não valorizam os imóveis.

 

Jarbas Vasconcelos acusa o PMDB de corrupção e interesses pífios

O senador Jarbas Vasconcelos fez duríssimas críticas ao PMDB em entrevista à última edição da Revista Veja. Generalizando, ele disse que a maioria do PMDB está mais interessada em corrupção. Daí, tanto interesse por cargos. Para exercitar o clientelismo, ganhar comissões e, em alguns casos, prestígio político. As acusações do senador causaram um silêncio unânime durante dois dias dentro do partido. Mas nesta segunda-feira, alguns políticos demonstraram certo incomodo com as afirmações de Jarbas. Cabral e o senador Geraldo Mesquita se manifestaram diante do caso. Cabral citando certo desrespeito por parte do veterano senador. E Mesquita que, por escrito, pedindo explicações ao colega.

 

Temer, Mão Santa e Perillo estão na lista de investigação do STF

Depois do deputado Edmar Moreira, afastado da segunda vice-presidência e do cargo de corregedor da Câmara após os escândalos com a Previdência e com a Receita, outros três integrantes das mesas diretoras de Senado e Câmara são investigados em inquéritos no Supremo Tribunal Federal. O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), e os senadores Marconi Perillo, 1º vice-presidente do Senado, e Mão Santa (PMDB-PI), 3º secretário do Senado. Todos negam envolvimento nos crimes pelos quais são investigados no STF. Crime ambiental, crime eleitoral e também crime eleitoral e peculato são as acusações dos parlamentares, respectivamente.

 

Aécio defende reforma de gestão do Estado brasileiro

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), defendeu nesta segunda-feira (16) uma reforma de gestão do Estado brasileiro. Para o mineiro, "passar o Brasil a limpo e definir novos modelos de planejamento, organização e gestão, nos três Poderes, são compromissos e deveres aos quais a nossa geração não pode se furtar". Aécio usou o chamado choque de gestão implantado durante seu governo. Segundo ele, "por apego ao passado e às velhas práticas e devido ao medo de inovar, ousar e criar, o Estado brasileiro, de modo geral, ainda é pesado, caro, lento e ineficiente".

 

Alencar deve deixar hospital ainda nesta semana

O vice-presidente da República, José Alencar, deve deixar o Hospital Sírio Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde está internado, nesta semana, de acordo com boletim médico divulgado nesta segunda-feira (16). Ele recupera-se de uma cirurgia realizada no último dia 25 de janeiro, para retirada de tumores na região do abdome. De acordo o boletim, "o paciente se recupera bem, alimenta-se normalmente, caminha pelo quarto e tem previsão de alta para esta semana".

 

Lula e Obama se encontram em 17 de março

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, informou nesta segunda-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter o primeiro encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 17 de março, em Washington. De acordo com Garcia, na véspera, 16 de março, Lula participará de um evento sobre biocombustíveis em Nova York, promovido pelo "Wall Street Journal".  A Presidência da República informou que há previsão de o presidente ir para os Estados Unidos nesse período, mas a viagem só deve ser confirmada no começo de março.