Gilmar Mendes: discussão com ministro está superada
23 de abril de 2009
Bovespa e dólar fecham em alta nesta quinta-feira
23 de abril de 2009
Exibir tudo

Principais notícias desta quinta-feira (23/04/2009)

Gilmar Mendes: discussão com ministro está superada

Um dia após o pior bate-boca público entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Corte, Gilmar Mendes, um dos protagonistas da confusão, junto com o ministro Joaquim Barbosa, disse hoje (23) que o episódio está superado. "Não há crise, não há aranhão. O tribunal tem trabalhado muito bem", afirmou.

 

Temer colocará em votação regras para passagem aérea

Um dia depois de anunciar medidas que provocaram uma forte reação negativa em grande parte dos deputados, por causa da proibição de uso da cota de passagens aéreas por parentes, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse hoje que pretende submeter as novas regras ao plenário. Por serem decisões administrativas, as mudanças poderiam ser baixadas em ato da Mesa Diretora, sem necessidade de aprovação em plenário. Temer, no entanto, disse que pretende enviar um projeto de resolução, que precisa de aprovação dos deputados. "Vocês viram que ontem deu confusão. A aprovação no plenário dá legitimidade" afirmou Temer, antes de abrir a sessão plenária.

 

Banco do Brasil tem seis novos vice-presidentes

O Conselho de Administração do Banco do Brasil (BB) aprovou as indicações de seis novos vice-presidentes. Segundo nota do banco, todos são funcionários de carreira da instituição. Aldemir Bendine assume a presidência nesta quinta-feira (23). Ricardo Oliveira, Alexandre Abreu, Allan Simões Toledo, Paulo Rogério Caffarelli, Ricardo Antonio de Oliveira e Robson Rocha são os novos vice-presidentes da instituição. Das nove vice-presidências, três não tiveram alteração de comando: Luís Carlos Guedes Pinto, continua à frente da de Agronegócios, Aldo Luiz Mendes, da de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores, e José Luis Prola Salinas, da de Tecnologia e Logística.

 

Lula acena com mudanças nos preços da energia de Itaipu

Lula quer receber o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, em maio, com uma proposta de mudanças no pagamento pela energia de Itaipu. O assunto está sob avaliação. ‘Não pode ser o que o Lugo quer, temos de achar um meio termo’, disse o presidente Lula ao Valor. Para Lugo, será um alívio. Ele enfrenta campanha de desgaste no país devido ao número de filhos que teve quando ainda era bispo católico e que começam a aparecer. As mães querem criar uma associação.

 

Prolongamento da crise põe em risco até bancos sadios, alerta FMI

O prolongamento da recessão mundial ameaça criar riscos significativos para bancos que hoje parecem sólidos e anda não foram contaminados pela crise de confiança no mercado financeiro em países desenvolvidos. O alerta foi feito pelo diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn. Ele inclui nessa lista os bancos da América Latina. O fundo avalia que o desemprego vai continuar em expansão até o final do ano que bem, embora  possa haver sinais de reação da economia.

 

Fazenda admite recessão no 1º trimestre

O fraco desempenho da indústria no início deste ano levou técnicos do Ministério da Fazenda a admitirem que a economia brasileira registrou recessão no primeiro trimestre. No entanto, o governo trabalha com o cenário de reação até o final do ano, contrariado previsão do FMI, que prevê queda de 1,3% do PIB. O ministro do Planejamento disse que o fundo já errou e vai errar de novo.

 

Governo quer geladeira de R$ 500 no mercado

Governo quer parceria com empresas produtoras de refrigeradores para a oferta ao mercado de um modelo de geladeira com custo em torno de R$ 500. Com isso, espera substituir 10 milhões de unidades por aparelhos que gastem menos energia. A tendência é de que o programa seja anunciado ao término do prazo de vigência dos descontos de IPI para a linha branca. Produtores têm dúvidas sobre o plano.