Programa Habitacional será lançado na quarta
18 de março de 2009
Depois do anuncio do Fed, Bovespa fecha em alta e dólar cai
18 de março de 2009
Exibir tudo

Principais notícias desta quarta-feira (18/03/2009)

José Maurício Jr. 

 

Gasolina no Brasil é até 33% mais cara do que nos EUA

Segundo alguns cálculos feitos por especialistas do jornal O Globo, o preço da gasolina e do óleo diesel estão muito mais caros do que no exterior. A gasolina que sai das refinarias para as distribuidoras está de 22% a 33% mais cara do que a vendida nos Estados Unidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que qualquer possível alteração no preço dos combustíveis depende de uma avaliação sobre os impactos da medida nas finanças da Petrobras. "A Petrobras tem uma contribuição enorme para o superávit primário", justificou o presidente.

 

Emprego formal volta a crescer

Depois de alguns meses de queda, o emprego formal voltou a crescer no mês de fevereiro, segunda os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (18) pelo Ministério do Trabalho. Houve a abertura de 9,1 mil postos de emprego com carteira assinada. O calculo é feito com base nas contratações menos as demissões. "é pequeno, é. Mas é positivo” disse o ministro do Trabalho Carlos Lupi que chegou a prever cerca de 100 mil carteiras assinadas para o mês de março.

 

Ministro do Trabalho acredita que IPI de carros continuará reduzido

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse nesta quarta-feira (18), achar "pouco provável" que a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de automóveis não seja prorrogada. Anunciada em dezembro do ano passado, junto com mudanças no Imposto de Renda, a medida vale até o fim do mês de março. "Acho pouco provável não renovar o IPI reduzido. A medida recuperou bem as vendas. Para alguns modelos, tem fila de até 45 dias. Penso que não se deve mexer o que está dando certo. Desde que haja contrapartida de manutenção dos empregos", afirmou o ministro.

 

OIT diz que ampliação do Bolsa Família ajuda contra crise

Um relatório produzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) indica que a ampliação do programa Bolsa Família pode ajudar a estimular o consumo e amenizar o impacto da crise mundial entre as classes C e D. "Como a população de baixa renda tem forte propensão ao consumo para suprir necessidades básicas, acreditamos que a extensão do programa vai contribuir para aumentar a demanda de alimentos e produtos de primeira necessidade, além de promover o desenvolvimento local", afirmou um dos autores do estudo, Vinícius Pinheiro.

 

Congresso vai limitar poder das MPs

Os presidentes da Câmara e do Senado decidiram ontem que as medidas provisórias não vão mais trancar toda a pauta de votação do plenário das duas Casas. Na prática, a decisão limita o poder de o presidente da República de impor uma agenda ao Congresso, o que concede a deputados e senadores discutirem e votarem projetos que não são do interesse direto do Planalto.

 

Lula prevê atraso na extração de petróleo de Tupi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira (18), que a exploração de petróleo da reserva de Tupi, na Bacia de Santos, pode atrasar devido à falta de tecnologia nacional para a exploração dessas áreas. O que causa dependência de tecnologias estrangeiras para que esse processo caminhe. A previsão inicial era que o primeiro óleo de Tupi fosse retirado em cerimônia do dia 1º de maio, mas a sonda responsável, segundo o presidente, "ainda está em Cingapura, um bocado atrasado".

 

CNJ volta atrás e veta reajuste salarial a servidores do Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta quarta-feira (18), voltar atrás em relação à decisão tomada na terça-feira (17) e vetou a possibilidade de servidores do Poder Judiciário receberem salário superior ao teto de R$ 24.500, que corresponde ao valor pago a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Na terça, o CNJ havia definido que os servidores do Judiciário que acumulam legalmente cargos no setor público poderiam ter salário acima do teto.

 

Sarney quer reduzir pela metade número de diretores no Senado

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou nesta quarta-feira (18) que vai reduzir pela metade o número de diretores na Casa. Ontem, ele pediu que todos os 136 diretores do Senado colocassem seus cargos à disposição. O Senado assinou ainda um convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para que seja realizada uma reestruturação administrativa na Casa. A instituição fará uma espécie de pente-fino para que seja realizada uma espécie de reestruturação administrativa, já que o presidente do Senado negou que seja uma reforma administrativa, como ocorreu há dez anos atrás.

Sarney afirmou que serão mantidos apenas os cargos “essenciais”. “O que for essencial nós vamos deixar e o restante vamos cortar. Esperamos chegar a 50% de redução”. Para ele, a nomeação dos diretores se dará pelo “mérito”, mas não soube detalhar como e nem quando será feita a escolha.

 

Collor admite erros na época de seu governo

O ex-presidente e senador, Fernando Collor de Mello (PTB-AL), admitiu nesta quarta-feira (18), em entrevista a uma emissora de TV, que o bloqueio da poupança em 1990, pretexto de conter inflação, foi um equívoco, e que “tropeços aconteceram” quando esteve na Presidência da República. “Naquela época, querendo fazer os ajustes de forma rápida, equivoquei-me. Certamente, eu não teria adotado um programa econômico que causasse tanto desassossego”, disse. “Se tivesse outra chance, não teria bloqueado a poupança de pessoas físicas e jurídicas”, completou. Collor se recusou a classificar a medida como confisco. “A meu ver o que fizemos foi bloqueio”, argumentou. Collor disse ainda que cometeu outros “erros cruciais e fatais”. Entre eles, “a falta de diálogo com a classe política de São Paulo".

 

Corpo de Clodovil Hernandes é sepultado

O corpo do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) foi sepultado às 17h desta quarta-feira (18) no cemitério do Morumbi, Zona Sul de São Paulo, ao lado da mãe, Izabel Sanches Hernandes, no jazigo da família. O velório do deputado, que morreu na terça (17), em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo. O caixão foi fechado sob aplausos. Alguns políticos apareceram no enterro para prestigiá-lo, entre eles  estavam o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e o vereador Agnaldo Timóteo (PR).