O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (SP), disse nesta quarta-feira (4) que a declaração do governador mineiro Aécio Neves (PSDB) – pré-candidato tucano à Presidência – de que pode disputar o Senado no ano que vem, não influencia na estratégia petista para 2010 e que sinalizações desse tipo podem ser apenas um ‘movimento político para gerar repercussões’.
“Ninguém tem decisão concreta ainda sobre candidatura. Nem o governador de São Paulo nem o de Minas tem materializado qual será o cenário, nem se vai haver prévia ou não. As demais candidaturas colocadas são situação de pré-candidatura. A Dilma é pré-candidata. Qualquer tipo de sinalização nesse momento pode ser uma sinalização sincera ou simplesmente um movimento político para gerar outras repercussões. Não nos preocupa nesse momento avaliar se o governador de Minas vai por um caminho ou por outro. A questão é fortalecer as alianças para o candidato do PT.”
O petista participou de uma reunião com líderes peemedebistas para discutir o acordo em torno da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff à Presidência da República, anunciado no dia 20 de outubro. O PMDB deverá indicar o vice da chapa que disputará o Palácio do Planalto.