O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez recebeu durante a sua visita a Buenos Aires, o prêmio Rodolfo Walsh de comunicação, concedido pela Faculdade de Jornalismo da estatal 'Universidad de La Plata' (UNLP). A decisão foi motivo de muita polêmica no país.
Em seu discurso, Chávez dedicou o prêmio ao povo venezuelano, que “há muitos anos luta para dar forma a uma dinâmica de comunicação popular, livre da ditadura midiática das burguesias e do imperialismo”. Em declarações à imprensa no início da visita a Buenos Aires, Chávez se manifestou honrado pelo reconhecimento e rejeitou os questionamentos.
Segundo a agência AFP, a senadora e ex-jornalista Norma Morandini, da opositora Frente Cívica e membro da comissão de Sistemas, Meios de Comunicação e Liberdade de Expressão do Senado, também criticou a concessão do prêmio e afirmou que isso foi um ato de consagração do “desprezo pela imprensa”.
Rodolfo Walsh foi um jornalista e escritor, um dos fundadores da agência oficial cubana de notícias Prensa Latina, detido e desaparecido durante a ditadura (1976-1983).