Presidência da Câmara
25 de outubro de 2006
Uma vitória folgada dará mais força para Lula
25 de outubro de 2006
Exibir tudo

Pesquisa Datafolha confirma amplo favoritismo

A última pesquisa Datafolha, divulgada ontem a noite, reforça ainda mais a tendência de reeleição do presidente Lula. É muito pouco provável que Geraldo Alckmin tenha uma reação a poucos dias da eleição capaz de reduzir uma vantagem de 21 pontos percentuais. Nem mesmo um desempenho espetacular no último debate entre os dois, a ser promovido pela TV Globo na sexta-feira (27/10), seria capaz de reverter o quadro.


Até mesmo o surgimento de fato novo surpreendente contra o presidente Lula poderia não ser suficiente. Em primeiro lugar, porque restam poucos dias para a eleição (29/10). Ou seja, não haveria tempo suficiente para a oposição explorar o assunto e causar danos sérios na imagem do presidente. Segundo, porque poderia ser encarado pelo eleitor como aspecto natural de disputa política.


De qualquer forma, Alckmin não sai totalmente derrotado. Conseguiu um feito extraordinário: levou a disputa para o segundo turno. Após a eleição, sua trajetória política pode ser semelhante a de José Serra: assumir a presidência do PSDB, ser candidato à prefeitura de São Paulo em 2008 e tentar disputar a presidência mais uma vez em 2010. Caso não consiga, pode tentar disputar o governo de São Paulo ou uma vaga ao Senado.