O líder nacionalista Ollanta Humalla ocupa o segundo lugar nas preferências eleitorais para as eleições do dia 10 de abril no Peru, com 18,5%, muito próximo do ex-presidente Alejandro Toledo, que se mantém em primeiro lugar com 20,2%.
Os números foram revelados pela pesquisa realizada pela empresa Datum Internacional. A sondagem veem a confirmar a tendência de queda de Toledo, que baixou de 28% para 23% e agora tem cerca de 20%.
A Datum também confirma o crescimento de Humala, que supera a congressista Keiko Fujimori, que aparece com 17%, e o ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda, que baixou para 15,5%.
O ex-ministro da Economia, Pedro Pablo Kuczyunski, aparece com 12,7% das preferenciais.
O crescimento de Humala é “resultado da boa estratégia” que tem incluído a moderação de seu discurso nacionalista e a apresentação de seu histórico familiar. Já Toledo, tem caído nas pesquisas por conta de erros como, por exemplo, a aceitação do embate com seus adversários tendo com base a campanha negativa (campanha de ataques).
As últimas semanas de campanha prometem ser acirradas. A tendência é que Alejandro Toledo esteja no segundo turno. Porém, ainda é uma incógnita quem será seu adversário: Keiko, Humala, Castañeda ou Kuczyunski.