O Senado tem uma agenda cheia esta semana. Na terça-feira, será instalada Comissão Especial para tratar da Agenda Brasil, conjunto de 43 propostas para enfrentar a crise baseadas nos seguintes eixos: Melhoria do Ambiente de Negócios e Infraestrutura; Equilíbrio Fiscal; Proteção Social; e Reforma Administrativa e do Estado.
No dia seguinte, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), instala a Comissão de Juristas da Desburocratização. A comissão temporária tem como objetivo sugerir propostas para reduzir a burocracia na administração pública e melhorar a relação com as empresas e os cidadãos.
O colegiado, que também analisará os projetos sobre o tema em tramitação no Congresso Nacional, será presidido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques.
No plenário, o destaque é a tentativa de votação do projeto de lei que trata da repatriação de recursos de brasileiros no exterior. Na semana passada, o relator, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), apresentou um novo texto. Na avaliação do senador Eunício Oliveira, líder do PMDB, o projeto deve ser aprovado.