A China recebeu, em 2010, US$ 270,6 milhões em produtos que deixaram o Brasil pelos portos catarinenses, um volume que representou crescimento de 145% em relação ao ano anterior. Esse importante parceiro comercial – e um mercado de inquestionável valor -, tem recebido atenção especial dos parlamentares de Santa Catarina. Em março, um grupo de três deputados estaduais embarcou em viagem à China e Coreia do Sul para estabelecer relações diplomáticas e atrair investimentos para o Estado.
No grupo, o deputado Jailson Lima (PT) se destaca como um recordista de viagens à China. O parlamentar diz que já foi cinco vezes ao país – uma delas com recursos particulares. Jailson é também sócio com uma cota de R$ 200 mil na empresa ATL – Asian Trade Link, segundo declaração patrimonial informada à Justiça Eleitoral. A companhia, segundo informações que constam no site, é uma "empresa comercial importadora- exportadora (trading company) focada nas oportunidades comerciais entre o Brasil e a China".
O petista nega conflito de interesses entre as viagens realizadas por ele e a sociedade na ATL. Em março, chegou a usar a tribuna da Assembleia Legislativa para prestar contas das suas cinco viagens oficiais à China. Na fala, disse que o objetivo foi prospectar novos negócios para o Estado.