é cada vez mais forte a tendência que o Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) venha a lançar uma candidatura própria a presidência do Paraguai em 2013. Embora Federico Franco seja o vice do presidente Fernando Lugo, eles estão rompidos politicamente.
Na semana passada, o ministro da Agricultura e Pecuária, Enzo Cardozo, defendeu um candidato de consenso no PLRA para evitar que a legenda enfrente uma disputa interna.
Cardozo avalia que uma disputa interna sempre tras discussões e disputas que devem ser evitadas. Apesar da movimentação política dos liberais, ainda não há um nome de consenso no partido para disputar a sucessão de Lugo.
Ao que tudo indica, Fernando Lugo chegará enfraquecido em 2013. Além dos problemas de relacionamento com seu vice e o Congresso, o presidente deve perder o apoio do PLRA, segundo partido mais importante do Paraguai em termos de estrutura, perdendo apenas para o Partido Colorado.
Diante da divisão da coalizão governista, conhecida como Aliança Patriótica para a Mudança, os colorados aparecem como favoritos para retornar ao poder.