Surge nova dificuldade para o governo na Câmara envolvendo a Petrobras: oposição quer ouvir explicações do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, sobre prejuízos do fundo de pensões da Petrobras (Petros). Os deputados Domingos Sávio (MG) e Otavio Leite (RJ) apresentaram requerimento com essa finalidade à Comissão de Seguridade Social.
“Não bastasse a compra surreal da refinaria de Pasadena, os prejuízos da Refinaria Abreu e Lima, problemas na compra de refinaria no Japão e na venda de ativos na Argentina, agora há suspeita de uma grave crise no fundo de pensão da Petrobras”, justifica Sávio.
Segundo O Globo, o déficit do Petros é de R$ 2,8 bilhões, além de perdas com a administração de mais 40 fundos problemáticos, que podem chegar a R$ 500 milhões. O Conselho Deliberativo tem seis integrantes, três eleitos pelos funcionários e três indicados pela Petrobras, mas os próprios conselheiros eleitos não estão satisfeitos com as contas da entidade, rejeitadas por unanimidade por seu conselho fiscal.
O PSDB também vai apresentar requerimento à Comissão de Trabalho convocando audiência pública para ouvir as explicações dos presidentes da Petros, da Previc e representantes dos funcionários da Federação única dos Petroleiros.