Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Exibir tudo

Opiniões à venda: oposições políticas e divisão do trabalho intelectual na mídia

Esta tese tem como objetivo analisar as condições sociais das tomadas de posição mais à direita ou mais à esquerda dos intelectuais midiáticos no Brasil contemporâneo. A proposta é tornar inteligíveis sociologicamente seus posicionamentos políticos, sobretudo, referentes a dois recentes momentos de crise: o impeachment de Dilma Rousseff e a eleição de Jair Bolsonaro. Ao tomar esses intelectuais midiáticos como objeto de estudo, tenho como recorte de análise uma zona fronteiriça, entre a universidade e o jornalismo, mas também com inter-relações com os campos político, econômico e literário – zona esta denominada, no trabalho, como “mercado de opiniões”. Para responder à questão principal da tese, estabeleci três principais vertentes de análise e, consequentemente, três objetivos específicos que estão analiticamente interligados: 1) a investigação das trajetórias, posições e tomadas de posição dos agentes estudados; 2) a análise das relações estabelecidas entre esses intelectuais e entre eles e seus públicos presumidos, a partir das formas de identificação, das disputas e dos tipos de produção simbólica; 3) a indicação do panorama de transformações contemporâneas no mercado de opiniões no Brasil. A tese que procuro defender neste trabalho é a de que existe uma correlação entre as tomadas de posição dos intelectuais midiáticos e as posições que eles ocupam nesse espaço – as quais são fruto das trajetórias traçadas, dos capitais acumulados e de suas disposições incorporadas -, estando o mercado de opiniões estruturado em hierarquias e polos: o dos especialistas, o dos acadêmicos, o dos jornalistas mainstream, o dos jornalistas blogueiros, o dos polemistas e o dos militantes. Esse mercado de opiniões, aliás, é marcado pela predominância das lógicas mais econômicas em relação às lógicas mais intelectuais.

Autor: Allana Meirelles Vieira
Fonte: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-03122021-221308/en.php

Empresários e banqueiros, como Paulo Galvão, Luis Stuhlberger e Roberto Setubal, ouviram Moro segunda-feira em jantar para poucos
30 de novembro de 2021
Concentração, concorrência e inflação
3 de dezembro de 2021