O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), disse em Belo Horizonte que há uma “tensão institucional” entre o Executivo e o Legislativo, mas não entre a presidente e o Congresso. “Essa tensão precisa ser resolvida e está sendo, com o convencimento de ambos e diálogo”, afirmou.
Resumo dos comentários e informações dadas pelo vice em BH:
- “Às vezes o Executivo faz uma proposta que não é a desejada pelo Congresso, então é preciso fazer um ajustamento e aprovar as demandas”. Nesse sentido, seu papel na articulação política entre os dois poderes “facilitará muitíssimo” o trabalhar de acabar com a tensão e aprovar medidas de ajuste fiscal no Congresso.
- “Esses dias visitei o Congresso Nacional e declarei que o Executivo não governa sozinho, governa com o Congresso Nacional. Toda vez que o executivo vai produzir um ato qualquer, tem que antes conversar com as lideranças do Congresso Nacional”, disse. “Isso já está sendo feito, particularmente agora com o escalonamento da correção da tabela do Imposto de Renda. Vamos seguir nessa trilha, ou seja, Congresso Nacional e Executivo governam juntos”.
- Ele informou que se reunirá na semana que vem com líderes do Congresso. “Eu próprio devo fazer reuniões com colegas líderes e colaborarei muito nesse diálogo institucional”, ressaltou.