Veja a nota de Lauro Jardim no radar On Line de hoje:
"Todo mundo clama por mudanças no processo eleitoral, mas discutir o assunto que é bom… Hoje de manhã, o Iuperj promoveu na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, um debate sobre o tema. Convidou para a troca de ideias Tarso Genro, Sérgio Guerra e Ronaldo Caiado – portanto, um ministro, um presidente de partido e um líder de bancada.
Tudo ótimo, certo? Quase: marcado para começar às 9h45, uma hora depois apenas oito gatos pingados estavam no auditório com capacidade para 500 pessoas. Para que o vexame não se estendesse, a saída foi recrutar alunos do curso de Direito para fazer número."
O episódio é emblemático. Ninguém está muito interessado em debater o aperfeiçoamento da política. Nem os acadêmicos nem a sociedade. A presença de alguns gatos pingados, como disse Jardim, no Iuperj é sintomática. é fácil, falar mal da política. Mais fácil ainda com ares de indignação. Difícil é participar.
Debates do genero, que deveriam atrair a atenção da sociedade, passam em brancas nuvens. O episódio ter ocorrido no Rio de Janeiro ainda é mais significativo. Pela premente necessidade da sociedade local participar mais e de melhor forma na política fluminense.