Os fabricantes de bens de consumo típicos de fim de ano preveem crescimento das vendas em relação ao Natal do ano passado. A diferença, porém, é que a euforia de 2010 deu lugar a uma produção mais planejada, sem "surpresas" no fim do ano. Algumas empresas anteciparam a produção, como a Whirpool, ou contam com os estoques excedentes do primeiro semestre, como a Nokia. Com isso, a contratação de temporários neste quarto trimestre desacelerou em relação ao ano passado, segundo levantamento do Valor junto a 12 empresas. Na maioria dos casos, também, o crescimento previsto é um pouco menor do que o registrado no ano passado. Para a maioria dos empresários, é o Natal brasileiro, ainda animado por renda em alta e baixo desemprego, que sustentará o crescimento. Na contas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o décimo terceiro salário deste ano será 16% superior ao do ano passado, uma combinação de mais emprego e rendimento maior. Em valores, são R$ 118 bilhões circulando a mais entre novembro e dezembro. Além disso, algumas empresas, contudo, como a Black & Decker, reforçam a ajuda – um pequeno presente de Natal antecipado – que a recente valorização cambial deu à competitividade dos fabricantes brasileiros. (Valor Econômico)