Governo Dilma prevê crescimento de 5,9% em média até final de mandato
15 de janeiro de 2011
Corte de madeira eleva tensão com agricultores no PA
15 de janeiro de 2011
Exibir tudo

Marco Maia recebe apoio oficial do PC do B e do PR

A bancada do PC do B na Câmara decidiu apoiar o petista Marco Maia (RS) para a presidência da Casa e afastou a eventual candidatura de Aldo Rebelo como alternativa para a disputa. Sem Aldo, a situação de Maia se torna extremamente favorável. Na próxima semana, além do compromisso formal do PC do B, em reunião marcada para quarta-feira, Maia receberá a manifestação da bancada do PR em um jantar oferecido pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, presidente do partido. A formalização do apoio do PR diminui as possibilidades de o líder da bancada, Sandro Mabel (GO), levar adiante a intenção de se lançar candidato ao comando da Câmara.

Nas últimas semanas, o governo atuou para dar respaldo ao petista com a entrada dos ministros na campanha. O próximo passo será esvaziar a eventual candidatura do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), outro nome que se lançou como alternativa na disputa. Maia fará reunião com os governadores do PSB Cid Gomes (Ceará) e Eduardo Campos (Pernambuco), na segunda-feira, durante viagem aos dois Estados. Com a crise controlada, pelo menos por enquanto, e com as nomeações do segundo escalão suspensas pela presidente Dilma Rousseff até a eleição da Mesa, a situação ficou mais confortável para Marco Maia.

O petista já conta com o apoio do PSDB e do DEM, partidos de oposição, do PP, além do PMDB e de sua bancada. O comando da campanha de Maia tem buscado apoio prometendo respeitar a distribuição de cargos na Mesa Diretora e presidências de comissão entre os partidos de acordo com o tamanho das bancadas eleitas em outubro passado.