O pacote de incentivos à venda de carros anunciado pelo governo há uma semana levou muita tente, no sábado e no domingo, aos feirões das principais montadoras do País: mais para tirar dúvidas e passear, é verdade, do que para fechar negócio. Os feirões, promovidos em São Paulo, pela Fiat, Volkswagen e General Motors, até conseguiram atrair mais potenciais compradores do que nos primeiros eventos do ano – considerados um fracasso pelos vendedores de carro. Mas ficou abaixo das expectativas de quem imaginava que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ressuscitaria a euforia dos consumidores para realizar o sonho de comprar o carro zero. Foi preciso gastar muita saliva para convencer os interessados a levar o carro pra casa. "Geralmente, em feirões, levamos em média 20 minutos para fechar uma venda porque o cliente já vem com a intenção de comprar", disse o diretor da concessionária Amazonas, José Ramde Jardim, que estava ontem no feirão da Fiat. "Neste fim de semana, a média foi de 50 minutos porque o cliente chega desconfiado." (Agência Estado)