Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (11) pela Latinobarómetro mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe de estado norte-americano, Barack Obama, são os líderes melhores avaliados na América Latina. Já o ex-presidente cubano Fidel Castro e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, são os piores.
De uma classificação que vai de um a dez, Obama recebeu 7, a mais alta, enquanto Lula ficou com 6,4. O rei Juan Carlos da Espanha conseguiu 5,9 e o chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, 5,8.
Entre os líderes que foram melhores avaliados estão: a presidente do Chile, Michelle Bachelet, em quarto lugar com 5,8, o presidente colombiano, álvaro Uribe, com 5,4, e o uruguaio Tabaré Vázquez, com 5,3. O presidente paraguaio, Fernando Lugo, e o equatoriano Rafael Correa, tiraram 5 cada.
Entre os piores avaliados estão o presidente boliviano, Evo Morales, que tirou 4,8, e sua colega argentina, Cristina Fernández, com a mesma nota. O peruano Alan García recebeu 4,7. O ex-líder cubano Fidel Castro recebeu 4, enquanto o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ficou com a pior nota da pesquisa, 3,9.
A avaliação, incluída na pesquisa e publicada na sexta-feira em Santiago, no Chile, considerou 20.204 entrevistas em 18 países entre 1o de setembro e 26 de outubro, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.