Mundo quer se livrar dos controladores de vôo em 2017
20 de abril de 2007
Meirelles ouve críticas de Skaf e Chinaglia na Bahia
20 de abril de 2007
Exibir tudo

Lula conversa com a oposição para avançar na reforma política

No início da semana afirmei que Lula não teria dado os passos necessários para o diálogo com a oposição. Apesar de ter anunciado que desejava tal diálogo.


 


Pois bem, na noite de ontem, Lula se reuniu no Palácio com Tasso Jereissati, presidente nacional do PSDB. Foi uma vitória para Lula e para o PSDB. E, também, para Roseana Sarney, líder do Governo no Congresso que intermediou o encontro.


 


Para o PSDB, o encontro pode permitir a retomada de um diálogo tendo como base uma agenda de reformas. Já é alguma coisa para quem não tinha rumo nem agenda. Caso Lula não se empenhe, o PSDB pode dizer que foi ao encontro do diálogo e não teve a adequada receptividade.


 


Para Lula, o gesto revela que deseja avançar em questões relevantes ao largo das disputas partidárias. É um gesto inteligente. E, de quebra, dá consistência a sua atividade política e pode sedimentar a aprovação da reforma política, tema que será aprofundado no Conselho Político da semana que vem.  


 

Por outro lado, Lula sinaliza que não quer ficar colonizado  por sua base política para avançar em temas mais complexos. Como, por exemplo, a DRU e a CPMF e a já mencionada reforma política.