Deu na Exame: mercado descrente com reformas no governo Lula
25 de agosto de 2006
A imprensa e o clima político
28 de agosto de 2006
Exibir tudo

Lula continuará se guiando pelo Broadcast

Deu no Broadcast:


14:01 CIENTISTA POLÍTICO: “LULA CONTINUARÁ SE GUIANDO PELO BROADCAST”
 
Comandatuba, 25 – O cientista político e consultor Murillo de Aragão disse, ontem à noite, durante
a terceira edição do Agri Forum – realizado em conjunto com o Business Forum – na ilha de
Comandatuba, em Una (BA), que um eventual segundo mandato do governo Lula não acarretará
grandes mudanças de rumo. “O governo continuará se guiando pelo Broadcast”, disse,
referindo-se ao acompanhamento das informações do mercado financeiro pelo presidente Lula
por meio do AE-News/Broadcast, serviço de informações em tempo real da Agência Estado.
 
Segundo ele, o mercado financeiro continuará sendo o foco de atenção do governo. Aragão
estima, neste momento, que Lula será o vencedor das eleições presidenciais deste ano.
“Historicamente, o candidato que está em primeiro antes do início da propaganda eleitoral acaba
vencendo o pleito”, disse. Ele lembra também que a favor de Lula conta também o fato de que
80% dos candidatos à reeleição são vencedores.
 
A grande vantagem de Lula sobre os demais candidatos à presidência é explicada por Aragão por
dois fatos principais: o apoio da mídia, que desvinculou o presidente Lula dos escândalos
envolvendo seus colaboradores mais próximos e seu partido, e o fato de ter mantido o real
valorizado, o que aumentou o poder de compra das populações mais carentes.
 
O consultor disse também que uma eventual vitória de Lula vai criar um problema já no primeiro dia
de seu governo: a escolha de seu sucessor. “Com os principais candidatos a sucessor de Lula na
presidência fora do páreo por conta dos escândalos, a escolha de um candidato para as eleições
de 2010 vai criar cisões graves dentro do partido e do próprio governo, o que pode prejudicar o
andamento do segundo mandato lulista”, disse.
 
O Agri Forum se estende até domingo reunindo lideranças empresariais e da área agrícola do
Brasil para discutir estratégias e cenários de negócios através de seminários e workshops em que
se busca promover o relacionamento dos vários setores da economia. Nesta edição, a grande
novidade é a maior participação de um grande número de cooperativas de produtores e de usinas
de açúcar e álcool.
 
Adelson de Sousa, presidente-executivo da IT Mídia S.A., organizadora do evento, explica que o
desenvolvimento do agribusiness brasileiro está levando às cooperativas e usinas a buscarem
métodos mais eficientes de gestão. “O Agri Forum possibilita que estas empresas tenham contato
com executivos de outros setores da economia que possuem uma gestão mais eficiente, o que
leva a um ganho muito grande de conhecimento”, explica. O Agri Forum – Business Forum conta
com cerca de 400 participantes de 150 empresas.
(Eduardo Magossi)