Os temores recorrentes de que as obras do aeroporto do Galeão, do Rio de Janeiro, não fiquem prontas para a Copa do Mundo de 2014 ganharam um tempero adicional. Duas licitações importantes realizadas no fim do ano passado, uma para reforma e modernização do terminal 1 e outra para o sistema de transporte e manuseio de bagagem do terminal 2, com custo total de R$ 212,5 milhões, foram concluídas, mas as obras não começaram até agora por problemas diversos. Na semana passada uma licitação menor, para complementação das obras civis do terminal 2, fracassou por divergências quanto ao preço. A Infraero mantém a previsão de entregar o aeroporto pronto em dezembro de 2013. Todas as três obras foram licitadas no Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modelo criado com o objetivo de tornar mais ágeis todas as obras relacionadas com a Copa do Mundo, superando os entraves da Lei nº 8.666 (Lei das Licitações). A maior das três obras, a reforma e modernização do terminal 1, foi contratada por R$ 153 milhões ao Consórcio Novo Galeão, único a apresentar proposta, formado pelas empresas MPE – Projetos, Consbem, Paulo Otavio Investimentos, IC Supply e Construtora RV. O consórcio pediu inicialmente R$ 192 milhões pela obra, valor depois reduzido a R$ 153 milhões nas negociações previstas no RDC. (Valor Econômico)