O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta terça-feira (2) que concluirá um relatório, dentro de 20 dias, com base nas informações técnicas da Aeronáutica, que lhe será entregue em 10 dias apontando qual a melhor opção de compra de 36 aviões caças para o Brasil.
“Em dez dias a Aeronáutica deve concluir seu relatório técnico. Em 20 dias devo ter uma decisão sobre isso”, afirmou o ministro que decidirá entre os caças suecos, norte-americanos e franceses, respectivamente, Grippen, F-18, e os Rafale.
Segundo ele, o Ministério da Defesa terá uma posição clara sobre qual o melhor equipamento para a Força Aérea Brasileira (FAB). “Nessa exposição de motivos, o Ministério da Defesa terá uma posição. Ontem, sugeriram a mim deixar essa posição somente para o presidente. Mas eu disse que é preciso a Defesa tenha ônus nessa decisão”, disse.
O relatório da Defesa será apresentando ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve convocar sua equipe destinada para esse tipo de assunto para tomar uma decisão, na qual, não foi estipulado um prazo. “O presidente deve convocar o Conselho Nacional de Defesa e depois deve tomar sua decisão soberana sobre qual a melhor opção”, disse Jobim.